Compartilhe em Sua Rede Social:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Entenda porque essa plataforma é tão utilizada no mundo todo

O tempo passa e muita coisa muda, mas o WordPress continua sendo uma excelente escolha como plataforma. Qual será o segredo?

Como surgiu e porque agrada?

Em 2003 Matt Mullenweg deu origem ao projeto que tinha o ideal de ser uma plataforma simples para uso em sites do tipo webblog (ou blog). De lá pra cá muita coisa aconteceu: o que servia para blogs, hoje domina o mundo dos sites. Com uma estrutura modular e características estendidas, o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais eficiente e vencedor. Além disso, apresenta uma interface intuitiva e fácil de operar.

O WordPress é uma escolha segura como plataforma para o seu site. Os recursos são praticamente ilimitados, com uma comunidade cada vez maior desenvolvendo e criando para ele.

As vantagens são inúmeras. Apontamos algumas, mas estamos certos que você descobrirá outras.

Interface simples

O WordPress oferece uma interface de uso simples e amigável, em comparação a outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. Após o login no WordPress, você verá o painel, onde  poderá mudar vários elementos do site sem ter que conhecer nada de linguagem PHP: Você pode publicar conteúdo, editar imagens, posts e uma variedade de outros recursos rapidamente.

Ambiente amigável

O WordPress é muito fácil de usar, bem intuitivo e rápido. Para adicionar um post ao seu site ou blog, por exemplo, vai gastar poucos minutos.

Plugins e temas

O WordPress tem uma biblioteca de temas e plugins cada vez maior. Na página de plugins do WordPress, temos exatos 31.518 plugins disponíveis, e na página de temas são em número de 2571. Esse número aumenta constantemente. Oferecendo ao usuário uma infinidade de possibilidades.

O que é um plugin?

São recursos bem práticos do WordPress, com eles você pode estender as capacidades do CMS, adicionando elementos específicos e funcionalidades. Eles alteram a aparência, melhoram performance, inserem novos elementos de navegação e etc. Existe um para cada coisa que você imaginar na web. Para integrar fotos do Flickr com seu blog/site, inserir vídeos em vários formatos, entre outras coisas. Por exemplo: se o seu negocio envolve vendas pela web, basta recorrer a um plugin que possibilita ter uma área de comércio eletrônico (e-commerce), eles permitem organizar uma loja virtual na plataforma, com todos os recursos necessários para a venda online.

Existem alguns plugins que são fundamentais e ovacionados pelos usuários na web. Alguns deles são o All in one SEO Pack, Google Sitemaps, Google Analytics for WordPress, Landing sites, WP Super Cache e vários outros da lista do Most Popular do WordPress.

O que são templates (temas)?

São “cenários” utilizados para mudar o design do site feito em WordPress. É mais uma possibilidade de customização para o usuário deixar a página como desejar. Se ainda assim não estiver satisfeito, você pode personalizar o tema, ou ainda desenvolver um novo template, de forma que atenda o seu objetivo.

Open Source e totalmente gratuito

A Conectado Host apoia o software livre e ser open source é mais um motivo para recomendarmos o WordPress. O seu código pode ser alterado e manipulado por qualquer pessoa no mundo sem ter que pagar nada a ninguém. Foi desenvolvido assim, nasceu e vive da colaboração de pessoas do mundo inteiro, sua base é desenvolvida sob a supervisão de alguns especialistas, dentre eles o criador Matt Mullenweg. A contribuição da comunidade dita completamente os rumos de cada nova versão, ao encontrar bugs, sugerir novas features e até mesmo nas melhorias da usabilidade da interface. O fato de ele ser de código aberto estimula programadores do mundo inteiro a encontrarem soluções para diversas funcionalidades, inclusive aquelas relacionadas à segurança.

Sendo assim, existe uma comunidade online grande, forte e ativa. Mesmo que você tenha dificuldades com o WordPress, não se preocupe, sempre será possível encontrar respostas às suas perguntas, fazendo uma pesquisa na Internet.

A plataforma tem uma licença de código-fonte livre, o que significa que ele tem quatro liberdades que são garantidas a quaisquer pessoas que queiram usá-lo:

  • O usuário tem liberdade de usá-lo para o que ele quiser;
  • O usuário tem liberdade de examinar o sistema por dentro (o código-fonte), estudá-lo e aprender com ele;
  • O usuário tem liberdade de modificar o sistema, adaptá-lo para o que ele quiser;
  • O usuário tem liberdade de dar cópias desse sistema modificado para quem ele quiser.

Isso garante que pessoas ao redor do mundo, possam se aprofundar no software, modificá-lo, adaptá-lo e melhorá-lo. Mesmo se o usuário não tiver interesse sob este aspecto, a licença de uso garante atualização constante, livre de erros e de falhas de segurança.

Não se paga nada para usar o WordPress. Somente pagará se optar por um tema personalizado criado por outra empresa. Mas com tantos temas gratuitos à sua disposição, isso é uma escolha!

Adaptável

O WordPress se transforma com o seu site. Você pode usá-lo para gerenciar desde um pequeno blog até um grande portal, isso é decorrente do fato de ser um software livre. Logo, sua plataforma evolui de acordo com as necessidades e expectativas dos usuários.

Performance e SEO

O código do WordPress foi escrito seguindo as boas práticas de desenvolvimento, incluindo acessibilidade, apresentação separada do código fonte (HTML + CSS), possui um dos melhores editores de HTML e mais um monte de pequenos detalhes que fazem a diferença.

O segredo de estar em primeiro lugar nos mecanismos de buscas trata-se de um conjunto de fatores. Boa parte deles está relacionada ao código. Isso faz com que textos publicados em WordPress tenha maior relevância do que aqueles publicados em outras plataformas como o Blogger ou o Movable Type.

WordPress na Conectado Host

O WordPress é utilizado no desenvolvimento do blog da conectado Host  há mais de 5 anos e é o principal CMS usado por nossos clientes também. Recomendamos aos clientes por ser uma plataforma interessante para edição de blogs, sites e gerenciamento de conteúdos na web. Se você quer ter uma ferramenta completa e fácil de usar, sem ter que se incomodar com programação, o WordPress é ideal.

Crie seu site ou blog

Se você ficou interessado em desenvolver um site ou um blog utilizando o CMS WordPress, a Conectado Host oferece o serviço de hospedagem de sites + registro de domínios, com a instalação expressa e gratuita do aplicativo em seu servidor. Além disso, disponibilizamos videoaulas ensinando a configurar o WordPress e tirar um excelente proveito dessa poderosa ferramenta para gerenciamento de conteúdo na Internet.