Geralmente, a cada nova visita que um site recebe é feita uma requisição ao servidor web, para que o conteúdo acessado seja carregado e exibido corretamente. Quando o site recebe diversas visitas ao mesmo tempo, este processo de requisição pode se tornar mais lento e as páginas do site demoram mais para carregar e serem exibidas.
O Varnish Cache é um serviço que funciona entre o usuário e o servidor web. Ele analisa os conteúdos mais acessados do site e armazena um cache (uma cópia dos arquivos na memória RAM), permitindo que os arquivos com conteúdo estático como vídeos, imagens, arquivos em HTML, CSS e Javascript sejam carregados mais rapidamente.
O Varnish fica entre os usuários que estão navegando na internet e o servidor web, recebendo todas as requisições e repassando para o servidor apenas o que ele não tiver em cache.
Principais Vantagens
Seu site carrega mais Rápido: não é preciso buscar todas as informações no servidor e carregá-las a cada requisição, por isso o seu site poderá abrir até 300x mais rápido.
Alta Performance: permite um maior volume de visitas simultâneas em seu site.
Melhora a posição em mecanismos de Busca: quanto mais rápido um site carrega, mais bem posicionado ele ficará entre os resultados da busca do Google, por exemplo.
Não sobrecarrega o Servidor: ele apenas será acessado quando o conteúdo que está no cache expirar ou for alterado.
rpm -Uvh http://repo.varnish-cache.org/redhat/varnish-3.0/el5/noarch/varnish-release/varnish-release-3.0-1.el5.centos.noarch.rpm
yum install varnish
chkconfig varnish on
service varnish start
Em alguns casos é necessário fazer esses procedimentos
Edit configuration of Varnish vi /etc/sysconfig/varnish and change value of VARNISH_LISTEN_PORT to 80
VARNISH_LISTEN_PORT=80
Edit Varnish Config: vi /etc/varnish/default.vcl
Use following content (don’t forget to set correct IP address):
backend default
.host = “127.0.0.1”;
.port = “8080”;
Mude a porta no WHM
Tweak Settings
Apache non-SSL IP/port [?]
Mudar para 0.0.0.0:8080